Deixe o medo de não falar chinês.
Tem de saber que você não é a única pessoa que não entende. Os dialetos chineses são tão diferentes uns dos outros, que nem um sujeito de Beijing entende tudo em Shanghai. Quando meus colegas da China se reuniam, os caras que sabiam o dialeto de Shanghai sempre queriam falar o dialeto, e os caras de Beijing sempre se queixavam: "Pare de falar japonês!"
Fui para a cidade de Chongqing uma vez junto com meu marido Christian, naquela época ainda meu namorado. No primeiro dia depois de chegar, fomos passear na cidade e comprei alguns pêssegos de um camelô. Perguntei-lhe sobre o preço, respondeu, mas não entendi, nem uma palavra. Perguntei de novo, respondeu de novo, aí decidi dar-lhe uma nota de cem RMB. Christian ficou assustado: "Como? É tão caro!" "Não, calma, é baratinho." "Mas porque você deu uma nota tão grande?" "Porque não o entendi..." daí, por um dia e meio, Christian ficou sorrindo, ficou tão animado porque descobriu que ele não era a única pessoa que não entendia nada. Bom, mas um dia e meio depois, passei a entender muito quando as pessoas falavam mandarim. O verdadeiro dialeto não entendo, até hoje.
Então, primeiro, não tenha medo.
Segundo, os chineses não esperam que os estrangeiros falem chinês, apesar de que muitos estrangeiros vivam lá e falem bem a língua. Quando um estrangeiro abre a boca e fala chinês, normalmente os chineses abrem também a boca: "Já fala chinês?"
Nas grandes cidades, você pode sobreviver falando inglês. Christian trabalhou seis anos na China, mas fala pouco chinês. Segundo ele, ele sabe tudo o que um homem precisa na vida(clique nas frases para ouvir as pronúncias):
"Oi, tudo bem?"
"Obrigado."
"De nada." "Tá bom."
"Muito bom."
"Não."
"Gostaria de uma cerveja."
"Você é muito linda."
Será legal se você souber um pouco a língua chinesa, vai lhe ajudar muito e vai facilitar sua vida. É muito importante saber inglês, e num período curto, é mais fácil aprender inglês.