domingo, 16 de novembro de 2008

À mesa de jantar

As coisas são diferentes quando você se senta a uma mesa de jantar na China: os pratos são servidos juntos, todo mundo tem seu próprio prato (mas vazio) ou sua tigela de arroz, as pessoas pegam o que quiserem dos pratos, e comem.
Infelizmente, hoje em dia não tem muita etiqueta especial à mesa. Antigamente havia muito, mas hoje as pessoas não cuidam muito disso.
Há alguma coisa para saber:
1. Porque as pessoas pegam dos mesmos pratos, não é bom mexer muito nos pratos: pegue dos pratos que estão do seu lado, e nunca leve nada de volta. Se o pedaço for muito grande, pode pedir ajuda à pessoa ao seu lado para dividi-lo.
2. E num caso oficial ou comercial com clientes, normalmente a pessoa mais respeitada tem de começar. Isso pode ser você mesmo porque você é estrangeiro. Mas se houver um diretor velho do lado do cliente, será melhor convidá-lo a começar primeiro, assim você será considerado muito simpático e "sabe as coisas".
3. Numa mesa, mesmo numa mesa redonda, há diferença nas posições. Na primeira figura à direita, a posição marcada é a mais alta, que normalmente pertence à pessoa mais respeitada do grupo do anfitrião. Os dois lugares ao lado desta posição são os menos importantes, normalmente pertencem à primeira pessoa do grupo convidado e à segunda pessoa do grupo do anfitrião.
Na segunda figura, a mesa 1 é a mesa principal, a mesa dois é a segunda mesa e a três é a terceira. Normalmente, a primeira pessoa do grupo do anfitrião e a primeira pessoa do grupo convidado se sentam à mesa 1, e assim por diante. Geralmente, as pessoas na primeira mesa são as mais respeitadas e importantes.
4. Uma coisa que não se pode fazer à mesa é colocar os pauzinhos "de pé" no arroz. Isso não será muito agradável para a pessoa na sua frente, porque assim coloca-se o arroz e pauzinhos para os mortos. As pessoas jovens não prestam atenção nisso, ou possível até não sabem; mas as pessoas mais velhas e tradicionais sentem ruim ao ver isso.
Na verdade, as pessoas não vão pensar mal de um estrangeiro mesmo que ele faça isso, porque entendem que ele não sabe disso; mas da sua parte, será simpático evitar fazer isso.
5. Se você pode beber e o jantar é por sua conta ou da sua firma, não deixe o copo do seu cliente vazio. Mesmo que ele fale "Não, não posso mais...", coloque mais bebida desde que o copo dele esteja na mesa e ele não peça ou não queira outras bebidas). Isso é um pouco diferente na China, a idéia é que o convidado não pode ficar sem comida ou bebida.
E sobre beber eu explico mais adiante.
6. Para pedir a conta, pode falar "Mai Dan": "Mai" significa "cobrir", mas muita gente acha que signifique "comprar", é mal entendido; "Dan" significa aqui "conta". Ou pode falar "Jie Zhang", que significa "fechar a conta", "Jie" é "fechar", "Zhang" é "dívida".
Para pedir um recibo, fala-se "Wo Yao Fa Piao", "Wo"-"eu", "Yao"-"querer", "Fa Piao"-"recibo".
7. Dúvidas sobre a gorjeta, veja a parte seguinte.
8. No fim, Ignore todos os barulhos que ouvi à mesa.