- Templo do Céu:
O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas com uma superfície de 2 730.000m² (é a maior construção de altar-templo existente na China) situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Beijing, é a maior construção do conjunto, com três níveis de balaustradas de mármore e com 38 metros de altura, possui o telhado redondo e esmaltado, se destaca por sua bela e complexa arquitetura, sendo uma obra prima em madeira da China. Foi construído em 1420 e o “Altar para Rogar por Boas Colheitas” situadas no extremo norte do Templo era utilizado tanto pela Dinastia Ming quanto pela Dinastia Qing para orar por boas colheitas.
Além disso, o Parque do Templo do Céu ainda possui outras construções secundárias como a residência do imperador – onde ele se hospedava antes de realizar a cerimônia – os criadouros e os locais para o sacrifício de animais que serviam como oferendas, bem como a concentração de músicos e dançarinas. O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formada por uma base retangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.
Venerar o céu e rogar pelas boas colheitas eram os objetivos do Templo do Céu, como os antepassados consideravam o céu redondo e a terra quadrangular, as construções do Templo do Céu seguiram esse estilo primeiro, na planta do parque do Templo do Céu, o norte possui forma arqueada e o sul é todo em linhas retas; segundo, as três principais edificações – o Altar do Terraço, o Altar para Rogar por Boas Colheitas e o Templo do Céu – são de formas redondas, porém, os muros são em forma quadrangular.
Os números são muito simbolicamente usados no Templo do Céu, por exemplo, o número 9 é o maior número impar, por isso o pavimento do Altar do Terraço é feito com pedras dispostas em círculos, o primeiro circulo possui 9 pedras, o segundo 18 e assim é sucessivamente até o nono circulo com 81 pedras, suas escadas também possuem 9 degraus respectivamente. No Pavilhão do Templo do Céu, os números são mais ligados ao calendário agrícola, por exemplo, 28 pilares divididos em três círculos, o primeiro circulo exterior possui 12 pilares, significando as 12 horas em que se dividem tradicionalmente o dia, com os nomes das 12 Ramas Terrestres, o segundo circulo também possui 12 pilares, simbolizando os 12 meses do ano, enquanto juntando os 24 pilares, significam os 24 períodos climáticos do ano e os 4 pilares com imagem de dragões dourados significam as 4 estações do ano.
Das cores empregadas nas edificações, a amarela significa a terra, o azul significa o céu, por isso, a maioria das edificações do Templo do Céu é azul. No parque do Templo do Céu existem mais de 60 mil pinheiros, dos quais, mas de 4 mil possuem mais de um século de existência,
Em 1998, o Templo do Céu foi incluído na lista dos patrimônios mundiais pela UNESCO.